ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Competir

Para muitos pescadores, a competição em si, no seu acto de pescar muitas vezes, é mal compreendida, menos bem vista, por muitos, pouco entendida, ignorada e até desvalorizada. Quantos comentários se fazem do tipo"O pessoal da competição (barco fundeado) só apanha missangas! Aquilo alguma vez é peixe? - Olha o tamanho dos anzóis!"
Está a começar um novo ano e uma nova época de competição, e a palavra competir merece neste momento alguma reflexão fazendo todo o sentido que assim seja.Fiz uma adaptação a textos anónimos sobre o tema que considerei muito interessantes."Uma das características intrínsecas à vida em sociedade é, sem dúvida, a competição. A convivência com semelhantes, nas mais diversas actividades humanas, leva à constante comparação de desempenhos. A concorrência entre os indivíduos, desde que se respeite um determinado limite, pode ser benéfica."Quando pescamos ao lado de um pescador mais experiênte e mais rápido em capturas, só esse facto ajuda-nos a manter também um bom ritmo de exemplares mesmo que por vezes em menor número.Além disso, a competição com outros pescadores garante a motivação necessária para superar e mantermo-nos na máxima concentração nas 5 horas de prova. "De um modo geral, a comparação de desempenhos pode levar os indivíduos a descobrir as suas próprias capacidades. O desafio inerente às competições estimula o ser humano a ultrapassar os seus próprios limites. A maior consciência das próprias potencialidades obtida nessas situações promove um importante crescimento pessoal.
Entretanto, o espírito competitivo em excesso e a obsessão pela vitória provocam um stress muito grande, prejudicando a saúde do organismo humano. Altos níveis de adrenalina no sangue, por períodos prolongados, levam ao colapso do sistema nervoso. Esse fato pode ser comprovado pela frequência crescente de doenças como a depressão, a síndrome do pânico, os problemas cardiovasculares, entre outros. Indivíduos excessivamente competitivos dificilmente sentem-se plenamente realizados, pois, na luta pela vitória esquecem um importante aspecto da vida humana, a convivência com outras pessoas."

"Ser o primeiro não significa, na maioria das vezes, ser o mais feliz. Saber competir pode ser uma qualidade valiosa na busca das nossas potencialidades, auxiliando-nos a evoluir como atletas ou profissionais."Podemos dizer que competir é viver.
"Competição: factor desencadeante de virtudes e defeitos."

"A competição sempre foi um dos factores responsáveis pela organização social. Desde épocas muito remotas o homem já competia com o seu semelhante; porém, com o passar do tempo, competir parece ter perdido o seu real significado.
Competir, actualmente, tornou-se uma forma de vencer a tudo e a todos, desrespeitando até mesmo os limites da moral humana . Apesar de a competição gerar efeitos negativos como a inimizade, o egocentrismo, a falta de sensibilidade e o desrespeito aos limites impostos, ela também nos apresenta virtudes. Se não houvesse nenhuma competição entre os seres, a vida não teria a razão que tem, e as conquistas não teriam o menor valor. Foi essa competição que criou o mundo do qual fazemos parte.
Na verdade, competir é um instinto humano, graças a ele vivemos como vivemos hoje; porém, o seu sentido real deve ser resgatado, a fim de que vivamos melhor."
Até já.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****