ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Abril

Hoje é feriado,muitas familias aproveitam o melhor possivel os momentos de laser,que a data proporciona.Comemora-se o 33º aniversário de uma data que fez mudar Portugal.Na sua extenção ,Portugal perdeu todas as suas colónias,e as riquezas provenientes dessas terras.O arrecadar dessas riquezas era mantida a custa de um esforço militar desgastante de treze anos,que matava,que mutilava,que criava sofrimento nas mães,nos pais ,nas familias desses homens por este Portugal fora.Quem não se lembra, os que já tinham nascido nesse tempo,das mensagens desses militares, nas épocas natalícias "Adeus e até ao meu regresso".Eram filmagens transmitidas na RTP,com rostos de pânico,sofrimento e incerteza,disfarçadas por vezes com sorrisos amarelos.Eu era criança ,ficaram-me na memória,essas mensagens e pensava para mim próprio, um dia destes sou eu que estou ali,mas pensava também.... eu não quero morrer,eu não quero ir para o mato....Começa a desenhar-se na minha formação,a ideia que qualquer guerra não tem muito sentido,que o valor de uma vida humana, é superior a qualquer interesse económico ou político.Hoje também tenho filhos,e penso o quanto eu hoje,estaria a sofrer ,caso não tivessem existido cravos em G3 !Se por ventura tivesse sobrevivido, hoje ao aproximar-se a idade da partida para a guerra do meu primógenito,não quero imaginar a dor.Já fui militar,também já comandei homens,também fui treinado para matar,mas aprendi que uma guerra de guerilha dificilmente se ganha, entendo que o papel das Forças Armadas deve ser este, que estes homens protagonizarão ao serviço da nação e da população, promovendo a paz,acabando com a guerra.Já anteriormente no livro "Portugal e o Futuro" do general António Spínola(mais tarde recebeu o poder de Marcelo Caetano,para o mesmo poder não cair na rua),ele referia nesse livro,antes do movimento das Forças Armadas, a necessidade de uma solução politica e não militar para resolver o conflito( Portugal entretanto na década de 60, o interior ia para frança,suissa,alemanha etc...).Por isso,a data do 25 de Abril de 1974 teve a grande virtude de, acabar com uma guerra que não tinha fim ,e com o sofrimento que provocava na nação.Certamente que nos anos a seguir pós revolução, se cometeram muitos erros,principalmente quando se confundiu liberdade com anarquia,e tivemos que aprender o que significava democracia,mas foi um virar de página que depende de todos nós,trabalhar na construção de um Portugal melhor para todos.Portugal hoje está melhor do que estava no estado novo: Nas infrastruturas,na luz eléctrica,no saneamento básico,na água,na saúde,nas estradas,na comunicação e informação,na pobreza,na liberdade,nas tecnologias,na segurança social,nos transportes,na abertura ao mundo,e tantas outras áreas.O interior desenvolveu-se muito,e as diferenças entre ricos e pobres deixaram de ser tão grandes.Certamente e provávelmente, estamos pior actualmente na oferta de trabalho,na estabilidade do emprego ,na qualidade de ensino,na segurança,na droga,numa classe média que desapareçe aos poucos,num produto interno bruto que não cresce significativamente,na autoestima dos portugueses,e devem ser essas, as nossas grandes preocupações a combater nos próximos anos.Mas tudo isto que sentimos, que não está bem no país,não chega para dizer que :não valeu a pena a Democracia.Eu prefiro conviver com a sociedade existente actual vivo ,com tudo o que de bom e mau tem, do que eventualmente ter o meu nome inscrito na pedra em Belém no monumento aos mortos,ou estar mutilado,ou estar a sofrer com um filho numa guerra sem sentido, depois de o ter visto partir lavado em lágrimas, de um cais de Lisboa no Niassa ou qualquer outro navio.Uma palavra de conforto ao sofrimento das familias que perderam os seus filhos na guerra ,quem de sensibilidade nunca os esquecerá,e também aos que sobreviveram vivos mas deficientes,são eles os nossos heróis.Uma salva de palmas aos homens que fizeram história naquela madrugada de Abril de 74.Hoje não falei sobre pesca,achei que seria oportuno este comentário que pretendo seja apolítico, à comemoração da data de hoje.Valeu a pena ,nem que seja só por isto"A Guerra Acabou"Boas pescarias.Até já.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****