ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

sábado, 21 de abril de 2007

Iscos 4-Lingueirão

São moluscos bivalves, que se encontram protegidas por duas conchas articuladas num ponto.Este é um isco muito utilizado em pesca de altomar, e um dos meus preferidos.Normalmente vou apanhá-lo pessoalmente com sal, (com vareta matamos o marisco).Apanha-se normalmente em zonas(estuários de rios) de areia misturada com lodo nas marés vazantes 0,2-0,3-0,4.Existe á venda em zonas de comércio de peixe e de marisco,mas esses passaram por um processo de depuração de toxinas(Os bivalves, porque vivem nas zonas costeiras onde as águas são mais poluídas e devido á sua grande capacidade filtradora, podem acumular tóxicos presentes na água e ser causa de patologias digestivas, ou outras,por isso devem ser depurados para consumo humano) e não resultam tão bem nas capturas , como o apanhado sem depuração.Encontra-se enterrado na areia formando a sua marca uma expécie de oito,e é dentro desse buraco, depois de identificado ,que colocamos o sal.Espera-se, e o marisco vem deitar o sal fora, pois não lhe é agradável!é nessa altura que o devemos agarrar. Os melhores resultados é pescar com ele vivo,colocando-o (para se manter) dentro de água do mar, num recepiente ,mudando a água várias vezes, ou utilizando um oxigenador a pilhas, que por sua vez alimenta de oxigénio a água do mar onde eles se encontram mergulhados.Peixe de maior porte ,se lá andarem,não aguentam ver uma iscada de lingueirão vivo aberto na hora.Pargos,bicas,sargos veados,besugos não resistem e comem sem medo se bem iscado!(Como eu isco, falarei em futuro post).De notar que o lingueirão deve ser congelado para futuras pescarias da seguinte forma.Junta-se molhos com elástico(click na figura para melhor visualização) envolve-se em papel de prata de cozinha,e congela-se assim vivos.Quando se volta a utilizar e se descongela está muito bom para pescar,nunca é a mesma coisa mas obtêm-se muitos bons resultados.Depois de ter sido congelado uma vez, as sobras devem ser descascadas se quizer aproveitá-las ,se não tiver um cheiro muito mau,junte-lhe acuçar amarelo(conservante) generosamente e num recepiente volte a congelar.Vai ver que ainda apanha uns peixes com esse isco.Atenção que em competição o sal é o unico aditivo permitivo.Mas sempre que possivel,utilize lingueirão vivo nas suas pescarias,os resultados serão muito superiores em capturas e qualidade.E agora uma receita de arroz de lingueirão para quem gosta:
"Para 4 pessoas-1 kg de lingueirão por descascar, sal, 1 cebola ,6 dentes de alho, 100 g de margarina , 1 colher de sopa de polpa de tomate, 1 folha de louro, 1 ramo de coentros, 1 malagueta de piripiri(para quem gosta de um travo picante) e 300 g de arroz.
Coloque o lingueirão fresco de molho ,em água e sal, para largar a areia, cerca de 1 hora. Lave muito bem o lingueirão em várias águas, leve a lume forte com um pouco de água e retire-o das conchas à medida que vai abrindo. filtre o líquido que largou e guarde-o. Pique a cebola e os alhos e aloure-os na margarina . Junte a polpa de tomate, o louro, os coentros atados, e o piripiri se gostar e quizer por um pouco . Deixe estufar um pouco. Misture o caldo do lingueirão anterior que guardou e água a ferver (3 vezes o volume do arroz). Quando levantar fervura, introduza o arroz e deixe cozer, tapado, cerca de 15 minutos. Junte o lingueirão e mexa. Espere cerca de 5 minutos antes de servir."
Bom apetite -Até já

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****