ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

domingo, 29 de abril de 2007

Linhas Primitivas/Linhas Actuais

Mais uma sempre bem vinda colaboração, do Camilo Santos nosso grande Captain da A.A.P,que me enviou mais um texto do nosso já conheçido autor .. "Puxa Que Picou".
"Linhas Primitivas

O grande desenvolvimento tecnológico da área da petroquímica permitiu, e permite, que a actual pesca recreativa seja praticada com linhas cada vez mais leves, mais maleáveis, resistentes e imperceptíveis.
Houve uma longa evolução nos materiais de suporte dos anzóis. Contudo, e curiosamente, mesmo antes da «descoberta» desse útil objecto e ferramenta, que dá pelo nome de anzol, já se utilizava, linhas para a pesca, no tempo em que esta era apenas, e só, uma actividade de sobrevivência.
Para que serviam e como se usavam essas linhas primitivas?
Com as longas crinas de cavalos, muito resistentes, alguns povos orientais que, posteriormente, colonizaram o continente americano, produziam laços de correr, finíssimos, com os quais laçavam, subtilmente, os peixes que se aventuravam nas zonas menos profundas.
Ainda hoje em dia, os descendentes dos míticos índios apaches e de outras tribos do sul dos EUA, utilizam esta técnica – vínculo cultural de ligação ao passado – quer por puro prazer, quer como atracção turística, para enforcar trutas arco-íris.
Parece mentira mas é verdade!!!

Por :Puxa que Picou"
Hoje realmente a evolução das linhas para pesca de alto mar,spinning,jigging,big game,surfcasting etc.. tem sido tão grande,quer ao nivel da resistência,espeçura,resistência ao nó,abrasão,elasticidade,visibilidade,memória,etc,que temos realmente muita dificuldade sempre em escolher, qual a melhor para determinada função ,tal é a oferta no mercado,pois os niveis de qualidade são realmente muito idênticos.No entanto gostava de fazer um reparo relativamente a algumas marcas ,que apresentam medidas de diâmetro erradas(normalmente acima do valor apontado na bobine) , comparativamente ao diâmetro que existe na realidade ,assim como valores de resistência (normalmente valores sempre a cima do que na realidade o fio suporta).E não é dificil fazer estes testes,pessoalmente já fiz alguns.Um facto a rever a bem de todos os pescadores, em nome da qualidade e pela boa imagem das próprias marcas, perante esta grande comunidade que tem como uma das paixões,senão a única A Pesca .Até já.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****