ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O nascer do Sol.

A Barca navega rumo ao pesqueiro, com a sabedoria do mestre.Para trás no horizonte o nascer do sol, aquele sempre momento único de beleza, que nos transporta às mais primitivas emoções.Aproveito tiro a minha máquina fotográfica do saco e registo o espectáculo que a natureza nos proporciona. Em breve estaremos no local escolhido, montam-se canas, escolhem-se montagens e chumbadas, preparam-se iscos enfim aquele ritual ao nascer do sol - "Paulo!" chama o Francisco, "passa-me ai esse saco verde das canas !" Olhem os anzóis novos com que estou a pescar ! diz com ar experiente o Francisco. Apesar de absorvido pelas conversas animadas dos companheiros, levanto a cabeça e sigo o rasto deixado pela embarcação contemplando mais uma vez o nascente. Mil memórias e nostalgias viajam na minha cabeça em segundos e sem saber porquê, recordo e recuo a férias antigas na Fuseta ,com os meus filhos, a mãe deles, e o meu falecido amigo da zona Constantino.Constantino, homem rude de fibra, boa gente, homem do norte, do FCP, conheceu em tempos uma Algarvia, por aquelas terras ficou, constituiu família, um grande pescador.Certa noite o Constantino foi ás lulas com o candeeiro e trouxe sete, veio cedo com a maré! ás onze da noite estava em terra mostrando os seus troféus orgulhoso , sempre pronto a umas conversas a preceito na companhia de amigos ,uma tacinha de tinto e umas tiras de peixe seco para o caminho de casa, feito sempre na sua bicicleta como um ritual, em noites quentes de Agosto. Desço pelos meus pensamentos e observo o mar; lembro-me que tenho um palhaço no saco e coloco-o com um pequeno estralho e engate rápido no chicote. O palhaço estava a trabalhar bem não interferindo na montagem.Xacota logo do povo " Estás sempre a inventar " e o resultado foi o da foto! a sargueta coitadita teve direito a aparecer para mais tarde recordar pois vale 70 pontos , tinha 34 cm.Lá capturei mais 53 exemplares com medida , não tiveram direito a foto pois é o pescado normal nestas ocasiões. "Já temos almoço!" diziam os companheiros, ao mesmo tempo que eu me fazia de surdo. Da surdez á grelhada de sargueta e carapau ao almoço em terra foi um ápice, e as lulas lá conseguiram escapar á ira da grelha do povo e chegar á minha arca de casa inteiras, até uma próxima oportunidade.De regresso a casa cansado, na companhia do Lourenço, relembro ao volante o belo dia passado, o bom treino, o bom convívio, a boa refeição e como a vida nos oferece bons momentos de satisfação mais tarde recordados com nostalgia e saudade. Recordar os bons momentos do passado também é viver, consciente no entanto que o nascer do sol significa o presente e o futuro, e mais um virar de página do livro que escrevemos das nossas vidas, enquanto vivos. Ficam aqui fragmentos de Fernando Pessoa
"O que eu não fui, o que eu não fiz, o que nem sequer sonhei, e o que só agora vejo que poderia ter feito. O que só agora, claramente, vejo que deveria ter sido...
Se em certa altura eu tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita; se em certo momento tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim.
Se em certa conversa tivesse tido as frases perfeitas que só agora, no meio-sono, elaboro. Se tudo isso tivesse sido assim, seria outro hoje talvez o universo inteiro. Seria insensivelmente levado a ser outro também.
Mas não virei para o lado irreparavelmente perdido. Não virei nem pensei em virar e só agora percebo.
Mas não disse não ou não disse sim e só agora vejo o que não disse.
Mas as frases que faltou dizer no momento em que estive ao teu lado surgem-me todas agora, claras, inevitáveis, naturais. Dizer simplesmente que a chuva cai lá fora irremediável como o nascer do Sol.
Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei. Mas poderei levar para outro mundo o que esqueci de sonhar?"
Até já.

Um comentário:

Unknown disse...

é uma história , de um rotina diária vivida por muitos nós , ao qual muitos passam alheios a esta nossa paixão , se é vicio ou loucura não sei ; sacrificio não é de certeza , há que aproveitar todos estes dias que alimentam a nossa paixão pelo amanhã , até mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****