ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

domingo, 15 de abril de 2007

Domingo dia de Pesca em AltoMar

Hoje é domingo,dia da familia,para outros é dia de saída para o mar, praticar o hobby que mais gostam.Muitos levam a semana a preparar a saída para domingo.São os iscos que tem de se comprar ou apanhar,são as montagens que se têm de fazer,são os carretos que se têm de lubrificar,a gasolina para o barco,os documentos,a comida que se tem de levar,a sensação de que está faltando algo....há já sei é o pano que falta! enfim todo um ritual de preparação que acaba com o levantar da cama às trés ou quatro da manhã ,para se encontar com o colega da boleia, ou simplesmente por meios próprios poder estar a horas no porto de embarque.A história que vou contar é pura ficção ,mas é a história que se assemelha em alguma parte à nossa que andamos nestas andanças,espero que gostem.
Acordo ás 3:00 AM com o despertador do telemóvel 15 minutos antes da hora de levantar,como sempre uma noite mal dormida, porque o futebol acabou tarde,porque tive receio de não despertar apesar dos mil despertadores, porque houve aquele jantar de ultima hora em casa dos Ferreiras (nome ficticio)e deitámos há uma ,os "miudos fizeram barulho pois ainda foram ver um DVD"!Volta para um lado ,volta para o outro e deixo-me dormir profundamente novamente, o segundo despertador toca,e penso ainda deitado "é preciso gostar muito disto para me levantar a esta hora com este frio,e deixar aqui a "Maria" (nome ficticio) sózinha ao lado,para me meter mar dentro, de noite, ainda sabe-se lá como estará, e a porrada que vou levar"!Mas o vicio é enorme,e vençe qualquer indecisão momentânea.Como-se algo há pressa ,pois os minutos voam,visto a roupa de pesca ,nunca sei se me hei-de despedir da mulher, dos filhos ou não, com medo de os acordar, e ai vou rumo a nossa jornada carregado, pareçe até que vou de férias, pedindo a deus que me acompanhe.O café do chico"pára aí para beber café,olha que temos que comprar gelo",mas "eu não trouxe nada tenho de comprar comida,não havia pão ,trabalhei até tarde"em "Setúbal paramos nas bifanas......",ou "nas bombas da galp da AE"alguém retorquio.Chegámos ao cais enfim"epá deixa descarregar as tralhas,depois já vais arrumar o carro"entrámos no barco com aquele ar timido e desconfiado, não conhecemos quase ninguém "bom dia pessoal,bom dia mestre".Quase tudo já com as canas montadas ,alguns já com ar de vitoriosos nem fizeram sorteio,a ré já tem dono.Em pensamento "estou lascado é só prós,e que porcaria de lugar me meteram com este ferro aqui a bater-me nas costas,os meus amigos no lado contrário nem os vejo,bom faz o teu papel não faças parte de inesperiente não é a primeira vez,eu até tenho ali umas montagens que o meu amigo do prédio "habitue" nestas andanças me deu,tudo vai correr bem"."Pescas para baixo,podem pescar" diz o mestre, bom lá mando eu a minha montagem, também afinal até tive tempo de montar tudo ,algum tempo depois olho á ré, uma colcha de renda,montes de discussão alguém diz "logo agora que o peixe está lá em baixo" o mestre ajuda a desfazer o emaranhanço e penso para os meus botões "afinal aqui neste lugar até nem estou mal".Sinto um pequeno toque a adrenalina sobe e sem eu fazer nada olhando para a ponteira da cana ela afunda"épa que é isto?"As cabeças todas viram-se na minha direcção e eu enrolo a linha com aquele ar de experiênte e digo"é peixe"!Um pargo lindo o mestre mete o xalavar 2,800 kgs .Mostro com ar de vencedor,coloco na geleira já sinto que estou mais considerado no grupo, tenho o melhor peixe,houve-se da ré"A mim não me toca nada disso" nas costas os meus amigos"há grande manel".Chumbada para baixo mais dois toques,ponteira ainda afunda mais do que no anterior,lá puxo eu pelo carreto naquela luta peixe/pescador e ouve-se eu nem tinha visto"Epá um sargo veado"em seguida "Um ?não dois!" - peixes para dentro cada um tem dois kgs, suspiro de cansaço , sento-me e penso"afinal já valeu ter vindo,nunca apanhei nada deste tamanho"Saio dos meus pensamentos e faço um sorriso de orelha a orelha para todos e ouço "ganda manel" "a sua pesca já está feita! podia acabar agora ,você já tinha peixe para o almoço e para todos!Olhe aqui por nós só se for bogas com batatas já não é mau!nada é que não é nada" "qual é o fio com que esta a pescar?"Fiz um compasso de espera ,fiquei um pouco pensativo e decido responder ,ao mesmo tempo ouço um despertador violento e acordo !Era um sonho são trés da manha ,está na hora de levantar e sair prá pesca ,o zé está há minha porta as quatro .
fiquem bem até já.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****