
Na continuação das espécies mais comuns capturadas em Portugal na Pesca de Alto Mar,vou falar hoje da descrição científica da espécie sem exaustão,da minha experiência ou inexperiência na mesma,e tudo o que possa estar relacionado com esta espécie.Choupa.
Familia:Sparidae
Ordem:Perciformes
Classe: Actinopterygii (peixes com raios nas barbatanas)
Nome Básico do Peixe: Black seabream
Tamanho máximo:60.0 cm; Peso máx. publicado: 1,220 Kg
Ambiente: bentopelágico ; oceanódromos; intervalo de profundidades – 5-300 m
Clima: subtropical; 63°N - 20°S
Distribuição:Atlântico oriental, Escandinávia ao norte da Namibia,incluindo o estreito de Gibraltar,Mediterrâneo e Mar Negro,Madeira,Ilhas Canárias e Cabo Verde.
Identificação:Dorsais de espinhos 11-11;Dorsais de raios 11-13;Corpo alto com listas longitudinais fracas e sem pontos escuros.
Biologia:Habitam fundos de cascalho,fundos rochosos e arenosos até aos 300 m. Omnivorous, hermafrodita.Alimentam-se de invertebrados e crustáceos pequenos,vermes,bivalves e moluscos.É de um valor gastronómico e comercial bom.
A sua pesca-(A minha experiência)
Medida Mínima Oficial para Captura: 23 cm
Medida Mínima Competição Pontuável: 23 cm
Relativamente á pesca da choupa,todos os pescadores de alto mar ,já as capturaram,sendo a maior dificuldade a sua captura com as medidas mínimas 23 cm pois existem muitas com medidas abaixo, altura da sua maturidade sexual,deixando aqui um alerta a todos para que as devolvam á água quando não tiverem os 23 cm,para reprodução da espécie.A choupa come de tudo,já as apanhei com todos o iscos,até com carne de porco!Normalmente ferram-e bem com estralhos entre os 20 cm e os 25 cm,quando andam a comer mal.Contráriamente ás informações que tinha,não é um peixe em risco de extinção, não incluído no Livro Vermelho da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais), e é inofensivo. Os dados científicos foram recolhidos na base de dados “fishbase”.
Froese, R. and D. Pauly. Editors. 2007.FishBase.World Wide Web electronic publication.www.fishbase.org, version (02/2007).
Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário