ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

Vídeos de Pesca

Loading...

domingo, 27 de maio de 2007

Spondyliosoma cantharus- A Choupa

Spondyliosoma cantharus-Choupa
Na continuação das espécies mais comuns capturadas em Portugal na Pesca de Alto Mar,vou falar hoje da descrição científica da espécie sem exaustão,da minha experiência ou inexperiência na mesma,e tudo o que possa estar relacionado com esta espécie.Choupa.
Familia:Sparidae
Ordem:Perciformes
Classe: Actinopterygii (peixes com raios nas barbatanas)
Nome Básico do Peixe: Black seabream
Tamanho máximo:60.0 cm; Peso máx. publicado: 1,220 Kg
Ambiente: bentopelágico ; oceanódromos; intervalo de profundidades – 5-300 m
Clima: subtropical; 63°N - 20°S
Distribuição:Atlântico oriental, Escandinávia ao norte da Namibia,incluindo o estreito de Gibraltar,Mediterrâneo e Mar Negro,Madeira,Ilhas Canárias e Cabo Verde.
Identificação:Dorsais de espinhos 11-11;Dorsais de raios 11-13;Corpo alto com listas longitudinais fracas e sem pontos escuros.
Biologia:Habitam fundos de cascalho,fundos rochosos e arenosos até aos 300 m. Omnivorous, hermafrodita.Alimentam-se de invertebrados e crustáceos pequenos,vermes,bivalves e moluscos.É de um valor gastronómico e comercial bom.
A sua pesca-(A minha experiência)
Medida Mínima Oficial para Captura: 23 cm
Medida Mínima Competição Pontuável: 23 cm

Relativamente á pesca da choupa,todos os pescadores de alto mar ,já as capturaram,sendo a maior dificuldade a sua captura com as medidas mínimas 23 cm pois existem muitas com medidas abaixo, altura da sua maturidade sexual,deixando aqui um alerta a todos para que as devolvam á água quando não tiverem os 23 cm,para reprodução da espécie.A choupa come de tudo,já as apanhei com todos o iscos,até com carne de porco!Normalmente ferram-e bem com estralhos entre os 20 cm e os 25 cm,quando andam a comer mal.Contráriamente ás informações que tinha,não é um peixe em risco de extinção, não incluído no Livro Vermelho da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais), e é inofensivo. Os dados científicos foram recolhidos na base de dados “fishbase”.

Froese, R. and D. Pauly. Editors. 2007.FishBase.World Wide Web electronic publication.www.fishbase.org, version (02/2007).
Até já.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****