ON

ON

Previsões Windguru Troia-Setúbal 3 Dias

Procura algo procure aqui

Google

sábado, 23 de janeiro de 2010

Diy-Molde para Chumbadas

Para os Diy que queiram tentar fazer chumbadas, aqui fica a forma como eu faço algumas das minhas a partir de moldes de silicone. É uma tarefa bastante meticulosa para se conseguir um bom resultado final, mas compensa para reaproveitamento de chumbadas que já não se utilizam, ou para quem arranja chumbo facilmente.
1-A partir de um modelo do que se pretende, neste caso utilizei uma bóia que foi previamente lixada e trabalhada até ao perfil pretendido para aproximadamente vir a dar uma chumbada de 200 grs.
2-Construí uma armação em PVC colada com cola a quente, mas também pode utilizar peças de Lego.
3-Utilizei plasticina preenchida até meio da armação feita com bastante cuidado para ficar o mais direita e lisa possível. com o modelo mergulhado na plasticina , tudo o mais perfeito que se consiga.
4-Coloquei o canal de alimentação (um tubo de uma caneta tipo cone) deve ser generoso para permitir o enchimento. Neste exemplo não coloquei canais de saída de ar mas pode ser feito mais tarde já no silicone curado cortados em V, para permitir que ao encher o chumbo o ar existente dentro do molde escape, e não fiquem bolhas na chumbada.
5-No lado contrário está um destorcedor já embutido dentro do modelo pois pretende-se que a chumbada tenha destorcedor.A placa de Pvc mais pequena do lado direito, tem de ter um furo para uma parte do destorcedor sair.
6-Com um pincel passa-se vaselina daquela de tubo(pode ser liquefeita no micro ondas) em toda a superfície, para o silicone não agarrar.
7-Com o cabo de um pincel fazem-se 4 furos na plasticina serão as guias de encaixe do molde.
8-O silicone é feito com duas misturas (A borracha + o catalizador) Normalmente é vendido 1 kg de borracha com 50 grs de catalizador. Precisamos determinar a quantidade de mistura a fazer para o nosso molde. Neste caso o molde tinha de base = 4,5cm x 10,3 cm = 46,35 cm2 tem de Altura= 1,5 cm(metade da altura total do molde) logo o volume do paralelepípedo é dado por base x altura logo 46,35 cm2 x 1,5 cm = 69,525 cm3 arredondamos para 70 cm3.Agora precisamos medir 70 cm3 de borracha para colocar dentro do molde. Costumo usar aqueles recipientes dos rolos fotográficos antigos por exemplo ou qualquer recipiente cilíndrico. A área da base do cilindro é dada por R (raio) x R(raio) x Pi ( konstante=3,14).Por exemplo um copo cilíndrico de 4 cm de diâmetro (largura da circunferência da base) o raio será metade = 2 cm. Então a área da base do cilindro será 2 cm x 2cm x 3,14 = 12,56 cm2.Agora se dividirem 70 cm3 / 12,56 cm2 = 5,57 cm. Marquem agora 5,6 cm em altura no copo e encham a borracha até essa altura. Resta misturar o catalizador normalmente 3 a 5% do valor da borracha. Neste caso de catalizador leva cerca de 3,5 cm3 ( tem que ser medido com uma seringa.)
9-Verta a mistura no molde, bata ligeiramente no molde para saírem as pequenas bolhas de ar do seu interior, e deixe em descanso cerca de 48 horas.
10-Depois das 48 horas retire a plasticina de baixo mas deixe ficar o modelo que nesta altura esta dentro já de uma metade de silicone. Rectifique alguma imperfeição, não deixe restos de plasticina.
11-Volte a pincelar com vaselina toda a superfície.
12-Faça mais 70 cm3 de mistura como no passo 8 e verta dentro do molde deixando mais 48 horas em descanso. Não se esqueça de bater ligeiramente para as bolhas de ar subirem á superfície e não ficar nenhuma agarrada á peça modelo.
13-Separe com cuidado as duas partes se as isolou bem com a vaselina devem sair bem. Retire a peça modelo e observe o resultado, corrija alguma imperfeição se possível.
14-Faça duas caixas em PVC a toda a volta de cada uma das partes de silicone para dar consistência ao molde.
15-Agora a parte mais difícil o enchimento .Quero alertar que o chumbo derretido emana vapores muito prejudiciais á saúde, bastante perigosos, e isto deve ser feito num local muito arejado e com máscara ( não facilitem em local em aberto é o ideal e longe de respirar estes gazes).
16- Apertem o molde com grampos de marceneiro e vazem para o interior do molde a partir do canal de enchimento até ficar preenchido, deixem ficar cerca 1 minuto.
17- Desapertem os grampos coloquem o molde dentro de água e abram, retirem o chumbo. Verifiquem o resultado vejam se apertaram demais o molde ou o contrário. Limpem o molde e está pronto para outra.
18-Retifiquem com lima e lixa qualquer imperfeição na chumbada, e já está depois o acabamento é outro assunto a abordar num futuro post.

Tentei dar aqui os passos básicos para fazer chumbadas de uma forma mais ou menos caseira. Quantas mais fazemos mais vamos corrigindo os defeitos, os canais de escoamento do ar dentro do molde são muito importantes para se obter uma superfície de chumbo muito boa. Os moldes aguentam fazer muitas sem qualquer problema e considero que a qualidade final é boa, muito superior a muitas que por aí vemos a vender no mercado. Parece-me claro que este tipo de moldes não se adequa a fazer chumbadas em massa( até porque só faz uma e cada vez ) mas servem perfeitamente para os nossos consumos. As chumbadas fazem-se sem qualquer problema desde que se respeite a questão dos gazes e se tenha cuidado no manuseamento do recipiente onde o chumbo esta derretido. Chamo mais uma vez a atenção para os gazes que o chumbo derretido liberta; Isto tem que ser feito em local muito arejado e com muito cuidado, não se ponham a fazer isto na cozinha nem com crianças por perto, se não se sentir seguro e não tiver condições para o fazer, o melhor é comprá-las nas lojas de pesca, é mais rápido, seguro e não dá trabalho, e só puxar pela carteira rsrs. O que me levou a fazer chumbadas é a dificuldade que tenho sempre em encontrar chumbadas bem feitas e com o perfil que gosto, e aquelas que estão cinco estrelas o preço torna-se elevado, principalmente quando se perdem tantas e se tem de ter mil e uma alternativas em competição. Agora estou a preparar uma de 100 grs. Até já.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este Molde está muito bom.
Tenho aqui uns que fiz de tijolo de burro...das lareiras.. tambem é ás mil maravilhas..muito balhato como diz o chines...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tempo

Ultimas Notícias

****Carlos Motaco do Clube Companhia dos Mares sagrou-se Campeão Nacional de 2008-Célio Alves Campeão Nacional 2009****